Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2015

O escândalo da misericórdia

*Enzo Bianchi,

A misericórdia, o coração para os miseráveis, é um dos principais atributos de Deus e à humanidade em toda a Bíblia: está no espaço do amor e indica bondade, benevolência, indulgência, amizade, disposição favorável, piedade, graça. O amor, a misericórdia de Deus é eterna, fiel, preciosa, maravilhosa, o melhor da vida, alargada: assim cantam os Salmos. O evento em si da revelação de Deus é um evento de misericórdia: Deus visita Israel, misericordia motus, movido pela misericórdia.
Assim, a revelação definitiva do nome de Deus a Moisés no livro do Êxodo termina com a declaração: “O Senhor, o Senhor Deus misericordioso e compassivo, lento para a ira, e cheio de amor e fidelidade” (Ex 34: 5-6). A partir desta revelação, em toda a Bíblia, dos profetas até os Salmos, tomou o seu nome, “misericordioso e compassivo”: a misericórdia de Deus é para todos, para os necessitados e sofredores, pelos pecadores; a misericórdia é eterna, atual, escatológica.
Jesus, veio para revelar Deus plenamente e definitivamente, o faz com atitudes e palavras esta imagem do Deus misericordioso e compassivo: é o Evangelho, a boa notícia da misericórdia. Mesmo para Jesus justiça e misericórdia tensionam, mas é certo que ele rejeita o julgamento na história. Como a misericórdia caracteriza o seu ministério, assim na sua prática todo o julgamento está suspenso, e cada sentença não realizada.
Devemos confessar que até hoje o que para Jesus mais escandaliza não são as suas palavras de julgamento e mesmo o seu “fazer o bem.” Pelo contrário, o que escandaliza é a misericórdia, interpretada por Jesus de uma forma que é o oposto do que pensado pelos homens religiosos, por nós! Às vezes parece que a misericórdia seja invocada por Deus, desejada e fácil de pôr em prática, e por outro lado – devemos confessá-la humildemente – em toda história da Igreja a misericórdia escandalizou, o que foi pouco exercitada. Quase sempre apareceu mais atestado o ministério da condenação e não a da misericórdia e da reconciliação. Bastaria ler a história com atenção, para ver como aquela segurança ao longo dos séculos usou a parábola do joio (cfr. Mt 13,24-30), pervertendo-a. Nela Jesus nos pede para não arrancar as ervas daninhas, embora se ameaça o bom trigo, e esperar que a colheita e o julgamento no final dos tempos. Mas, ao contrário, muitos cristãos atribuíram o inimigo, o outro como joio, permitindo a sua erradicação, até sua condenação à fogueira …
Esta mensagem escandalosa da misericórdia não é compreendida por aqueles que se sentem em paz com Deus (e para quem Jesus não veio: cf. Mc 02:17.!), Embora seja compreendida e esperada por aqueles que se sentem no pecado, com necessidade do perdão de Deus. Foi assim durante o ministério de Jesus, foi assim na história da Igreja, é assim até hoje quando somos interrogados pelo Papa Francisco na nossa própria capacidade de misericórdia: misericórdia da Igreja, misericórdia de cada um por quem errou ou que precisa do nosso amor.
Nós frequentemente estamos dispostos a fazer misericórdia se houver punição daqueles que tiverem praticado o mal, se o pecador foi suficientemente humilhado, e somente se pedir misericórdia como um mendigo. Em todo o caso, determinamos os limites precisos da misericórdia, porque pensamos que certos erros, certas decisões tomadas mau e não mais reparáveis devam ser punidas para sempre pela disciplina eclesiástica: para alguns erros a partir da qual não podemos voltar atrás não há misericórdia, por conseguinte, a misericórdia não é infinita, mas é em condições específicas…
Aqui está a nossa traição do Evangelho, eis como a misericórdia nos escandaliza. Em outras palavras, a sequência crime punição está consagrada na nossa postura de fiéis, de homens religiosos, mas devemos nos perguntar se o “crime e castigo” é cristão! Por que nós nunca entenderemos que a santidade de Deus não resplandece quando não há pecado no homem, mas quando Deus tem misericórdia e perdão? Por que não podemos entender que a onipotência, a soberania de Deus se mostra especialmente perdoando? À luz desta santidade de Deus, desta sua onipotência, se pode viver como um instrumento de boas obras e “Não desesperar jamais da misericórdia de Deus” (Regra de Bento 4,74).
Quantas palavras, parábolas e encontros de Jesus têm escandalizado e ainda escandalizam até os supostos justos! Eles, de acordo com o julgamento que se dão livre de grandes pecados e perdas, eles se sentem diferentes dos outros e acreditam que podem reivindicar direitos diante de Deus! Que Deus acolha os pecadores arrependidos é coisa boa, louvável, porque ele “é amor” (1 Jo 4,8.16), mas que os pecadores e as prostitutas precedam no Reino de Deus os sacerdotes e os especialistas da Lei (cf. Mt 21: 32), esto é inédito, e é perigoso dizer isto: contudo Jesus disse abertamente sobre estes últimos…
Que “o filho pródigo” seja perdoado pelo pai amoroso seria aceitável, talvez depois de um tempo de punição e a promessa de não repetir o erro; mas celebrar em sua honra uma festa sem por-lhe condições e admiti-lo em casa, sem objeção, isso é demais (cf. Lc 15,20-24): é um perigoso excesso de misericórdia, pois todos se sentirão autorizados a repetir a fuga do filho pródigo, contando com o pai que perdoa sempre… E depois desta forma se subverte o conceito de justiça: onde acaba a justiça, se há um perdão assim gratuito sem condições?
Sim, a misericórdia de Jesus, a que Ele praticou e pregou, é exagerada e nos escandaliza! Estamos mais disponíveis para os atos de culto, na liturgia que a misericórdia (cf. Os 6,6; Mt 9:13; 12,7). Com razão escreveu Albert Camus em ‘A queda’: “Ao longo da história humana houve um momento em que se falava do perdão e da misericórdia, mas não durou muito tempo, cerca de dois ou três anos, e a história terminou mal.”
Enzo Bianchi, Fundador da Comunidade Monástica de Bose – Itália
Por ocasião do XXIII Congresso ecumênico internacional de espiritualidade ortodoxa, dedicado a «Misericórdia e perdão».

Tradução e adaptação: Edilma Oliveira. Fonte: http://santuario.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário