Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Frei Tito Brandsma, um grito desta esperança.

*Frei Emanuele Boaga, O. Carm. In Memoriam, e Irmã Augusta de Castro Cotta, Cdp

Frei Tito foi escritor por vocação. Somando-se os livros, artigos em jornais e contribuição em enciclopédias, seus escritos chegam a 796 trabalhos. A sua primeira publicação foi aos 20 anos de idade. O tema: “Antologia de textos extraídos das obras de Santa Teresa de Jesus” (editada em 1901). O último escrito foi uma nota ou apontamento para a reflexão da Sexta-feira Santa de 1942 no campo de concentração de Amersfoord, sobre a Mística da Paixão. Como se vê, para Frei Tito, em qualquer lugar se pode anunciar o Deus vivo e verdadeiro!
Quase todos os seus escritos são em holandês; alguns fo­ram editados em inglês e francês (o texto das conferências nos EUA e um artigo sobre a espiritualidade carmelitana) e em alemão (entre os quais um livrinho sobre o profeta Elias). Para a indicação dos seus principais escritos espirituais ver no Dictionnaire de Spiritualité, XV, 1008-1009. Presentemente está disponível uma “Antologia” ou coleção de seus textos sobre a mística, editada em holandês (Titus Brandsma, Mistick Leven - Een Bloemlezing, elaborado por B. Borchet, Nijmegen, 1985, 224 pp.).

Diante de Jesus Crucificado[1]

Quando te vejo, ó Jesus
Compreendo que tu me amas;
como o mais querido dos amigos,
e sinto que te amo
como o meu bem supremo.

O teu amor, eu o sei,
exige sofrimento e coragem;
mas o sofrimento é o único caminho
para a tua glória.

Se novos sofrimentos se adjuntam ao
meu coração
eu os considero como um doce dom;
porque me fazem mais semelhante a Ti,
porque me unem a Ti!

Deixa-me sozinho neste frio;
não preciso mais de ninguém.
A solidão não me mete medo,
porque Tu estás perto de mim.

Fica Jesus, não me deixas!
A tua divina presença
torna fáceis e belas
todas as coisas!

De algumas obras estão sendo feitas traduções em várias línguas. Em Português temos atualmente apenas:
- A Beleza do Carmo, em “O Escapulário do Carmo” 9, (Fátima, 1964) e 10 (Fátima 1965). Trata-se de tradução do inglês do texto das conferências feitas nos EUA (Original: “Carmelite mysticism”, Chicago, 1936).
- Minha cela. Escritos de um mártir na prisão. Tradução: Frei Bento Caspers e Dom Vital Wilderink, São Paulo-Paranavaí 1990. 
- A Jesus com Maria. Retiro Espiritual em 10 dias, em “Stella Carmeli” 1 (São Paulo, 1955) 52-62; 2 (1956) 3-20; e também foi editado no livrinho seguinte (p. 21-66) e reeditado como apêndice no livro “Minha cela”
- O discurso sobre o conceito de Deus, em. 1932 (trad. Frei Gabriel Haamberg).
Este último escrito é fundamental para a compreensão do pensamento de Tito sobre Deus e seu empenho para levá-lo ao ambiente universitário.
*Curso de Formação Carmelitana em módulos. Módulo- VI. Testemunhas da Vivência Carmelitana. São João del Rei – MG. 2003




[1] Texto escrito no cárcere de Scheveningen, nos primeiros dias de sua prisão, na noite entre 12 e 13 de fevereiro de 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário