Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 26 de março de 2015

500 anos nascimento Santa Teresa de Jesus - oração pela paz.

Ocorre no dia 28 deste mês de Março, 500 anos do nascimento de Santa Teresa de Jesus, ou Santa Teresa de Ávila, como é também conhecida esta Virgem e Doutora da Igreja. A pedido do Superior Geral dos Carmelitas Descalços, o Papa Francisco aceitou que nos dias 27 e 28  todas as comunidades carmelitas do mundo, dediquem uma hora de oração pela paz na Terra. 
O mundo está em chamas, gritava Teresa perante os conflitos e divisões que devastavam a sociedade do seu tempo – disse o Superior Geral – frisando que também o nosso mundo está em chamas e, por vezes, não temos bastante sensibilidade ou então a fé necessário para acreditar que podemos apagar o fogo que nos circunda. Absortos, não raro, pelas nossas pequenas coisas quotidianas e pelos problemas mais imediatos, nos esquecemos de levantar o olhar para escrutar o horizonte e descobrir os sinais de sofrimento presentes na nossa sociedade: guerras, conflito, terrorismo, violência pública e doméstica, gritos de dor, silenciadas ainda antes de poderes ser lançadas – prosseguiu o P. Savério  Canistrá, remando que não podemos atribuir a responsabilidade de resolver os problemas apenas aos governos. A voz de Santa Teresa tem de ecoar nos nossos corações, levando a não perder-se em coisas banais, mas a abrir os nossos corações ao perdão e a rezar pela paz no mundo.
O Superior anunciou com grande alegria aos seus confrades, a adesão do Papa a esta iniciativa de oração pela paz. Aliás, esta manhã, no final da Missa em Santa Marta, o Papa referindo a esta iniciativa de oração – disse:
“Uno-me de coração a esta iniciativa, a fim de  que este amor de Deus vença os incêndios de guerra e de violência que afligem a humanidade e em todo o lado prevaleça o diálogo sobre o recontro armado. Santa Teresa de Jesus interceda por esta nossa suplica.”
Está em curso desde 15 de Outubro passado uma peregrinação por trinta países dos cinco continentes, das relíquias de Santa Teresa, peregrinação denominada “Caminho de Luz”. Os quatro principais peregrinos e artífices de “Caminho de Luz” encabeçado pelo P. António Gonçalves, foram recebidos no passado dia 11 pelo Papa Francisco, o qual beijou o bastão da Santa dizendo com um inconfundível acento argentino “A velha caminha com isto”.
Durante essa audiência o Papa recordou o 5º centenário de nascimento de Santa Teresa como exemplo de apostolado exprimindo o desejo de que o seu vigor espiritual estimule a dar testemunhar com alegria a fé.
O acolhimento da parte do Papa representou o momento mais alto dessa longa peregrinação mundial da relíquia de Santa Teresa que se conclui precisamente no 28 em Ávila. A partir de Abril  “Caminho de Luz iniciará um novo percurso que se prolongará até Julho, passando pela fundações teresianas e outros lugares emblemáticos dos Carmelitas Descalços em Espanha.
Os responsáveis do “Caminho da Luz” conferiram ao Papa Francisco o titulo de “Peregrino de Honra” do Percurso Teresiano “Do Berço ao Sepulcro”. Foi também oferecido ao Papa, em nome da Associação Turismo da Moranha que patrocinou a peregrinação a “Pluma Teresiana 2015” como peregrino modelo da Igreja e como aquele que convida ao caminho de oração de Santa Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário