Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 14 de dezembro de 2014

Frei Jerry, Carmelita. Entrevista.

“Tornei-me tudo para todos".  1Cor 9,22

Por: Maria Lúcia Menezes

Com esta citação da carta de São Paulo aos Coríntios será ordenado a presbítero da Igreja Frei Jerry de Souza, OCarm no dia 01 de novembro em nossa paróquia.
Frei Jerry foi um paroquiano muito atuante em nossa comunidade paroquial em especial na Igreja filial Santa Clara que fica no bairro Jacaré onde ali morou durante muito tempo com sua mãe Gonçala e seus irmãos. Além de ter sido membro atuante da Renovação Católica, foi Mesc e Acólito.
Conversando com Frei Jerry, ele lembrou de um dos trechos do hino da cidade de Cabo Frio composto pelo Poeta Vitorino Carriço. "Forasteiro, não há forasteiro, pois nesta terra todos são iguais". Também nos falou de família, vocação e sobre sua escolha para a Ordem Carmelita.

Conheça um pouco de sua história.
PnsAssunção: Frei Jerry, como viu crescer dentro de si a sua vocação?

Frei Jerry: A vocação é dom de Deus, que é Mistério de Amor. Desde pequeno, tinha muito gosto com as coisas de Deus, a oração, que aprendi com meus pais, a Missa aos domingos. Desejava imensamente ser todo de Deus e para Deus. Servir a Deus na Igreja, ajudar as pessoas, os doentes, os desanimados. Mas eu era extremamente tímido, medroso, cheio de escrúpulos. Não falava com ninguém do que sentia, nem mesmo em casa. Um dia tomei coragem e procurei a Pastoral vocacional da arquidiocese do Rio de Janeiro. Fiz acompanhamento vocacional durante 1 ano. Fui convidado a ingressar no seminário São José. Porém, naquela ocasião, meu pai ficou desempregado, nós pagávamos aluguel, dois dos meus irmãos eram ainda pequenos... Decidi permanecer em casa e ajudar meus pais. Não foi nada fácil. Depois disso, resolvi esquecer esta história de vocação. Os anos foram se passando e meu pai veio a Cabo Frio para trabalhar de porteiro num condomínio, também eu vim para cá. De imediato, procurei a Igreja mais próxima e comecei a participar. Era a Capela Santa Clara, no Jacaré. Então, engajei-me mais ainda em diversas pastorais e movimentos. E a vocação... Não adianta, quando Deus chama, só há um caminho: ir ao encontro de sua vontade. Quando o coração sabe que somente será realizado num caminho, numa entrega, numa resposta a Deus, é preciso ir. Ainda que haja receio, temores, é preciso ir ao encontro do Deus que chama! Quando se responde a Deus com fé e coragem, é possível tudo superar. É possível ser feliz, ainda que num caminho marcado por espinhos. Deus é nossa única motivação!

PnsAssunção: Por Carmelita?

Frei Jerry: Por que frade carmelita? Bom, um dia saberemos com mais certeza. No dia ressurreição vamos esclarecer muitas coisas, perguntando ao próprio Jesus. Creio que ele ficará feliz em nos dizer como agiu em nossas vidas e nos conduziu. Mas é claro que houve uma identificação com o carisma carmelitano. Lembremos de Dom Carlos Alberto Navarro, que sempre nos falava de Santa Teresinha do Menino Jesus e de sua devoção especial a ela. Também de Dom Eliseu, Bispo Carmelita, que morou em nossa cidade, tanto ajudou nossa comunidade paroquial e difundiu a devoção a Nossa Senhora do Carmo, através do Escapulário. De fato, a figura de Santa Teresinha foi decisiva para que eu tomasse a decisão de ir ao encontro da vontade de Deus na vida consagrada. Na verdade, a devoção a esta grande santa não me atraía tanto. Talvez, porque as pessoas me falavam de Santa Teresinha de um modo muito infantil, meloso. Mas eis que, estando numa vigília na Capela Santa Isabel, tomei em mãos as cartas que Santa Teresinha mandava aos padres e seminaristas que ela acompanhava. Fiquei imensamente surpreendido. Ela era uma grande santa, corajosa, totalmente entregue, nada tinha de melosa, mas empreendeu um caminho de confiança absoluta no Amor Misericordioso de Deus. Deu-se toda para Deus e toda para a Igreja. Era incansável em fazer Deus amado, através dos pequenos gestos de caridade fraterna no mosteiro de Lisieux, das orações e pequenos sacrifícios em favor de quem precisasse, seja que fosse! Tinha um coração que não lhe cabia no peito de tanta confiança na Misericórdia de Deus e no amor às suas irmãs de comunidade, à Igreja. Em especial, aos padres e religiosos.

PnsAssunção: A comunidade paroquial ficou feliz com a sua escolha sendo ordenado ao sacerdócio na comunidade que o acolheu, dando exemplo a juventude que hoje em nossa cidade muitos estão sendo ceifados pelas drogas e violência. O que o você diz a esses jovens que ainda não encontraram o Cristo? Qual o caminho?

Frei Jerry: Também eu fiquei muito feliz em poder ser ordenado presbítero nesta cidade, em nossa paróquia Nossa Senhora da Assunção. Afinal, aqui caminhei durante anos e tenho verdadeiros irmãos na fé, amigos e amigas. Quanto aos jovens, como é bom ser jovem! A vida passa rápido e é preciso fazer as escolhas certas, estar com as pessoas que realmente valem a pena, a família, os verdadeiros amigos. Cristo é nosso grande amigo, nosso Salvador, nosso Irmão. Como diz o Papa, Cristo não nos tira nada. Ao contrário, tudo Ele nos dá, tudo se fez para nós. O jovem busca viver algo autêntico, profundo, radical. São muitas as ilusões mundanas. Nossa vida de cristãos precisa ser mais atraente aos jovens. Precisamos revelar Deus em nossas ações, em nossas comunidades. Dar mais espaço e confiar mais nos jovens. Saber compreender, aceitar os jovens, ajuda-los com paciência, dá-lhes amor! Muitos jovens nem sabem o que é ser amado. Cristo os ama, Cristo quer estar com ele através da Igreja.


PnsAssunção: Frei Jerry obrigada pela entrevista deixe aqui o seu convite especial para todos nós.
Frey Jerry: Fico muito agradecido à comunidade paroquial de Nossa Senhora da Assunção, ao Pe. Marcelo Chelles, que acolheu meu pedido de ser ordenado aqui. À equipe de comunicação da paróquia e a todos os irmãos em Cristo. Convido-os a rezarem por mim, para que seja fiel ao convido-os, particularmente, a estarem na Celebração Eucarística do dia 01 de novembro, às 10h00, na Matriz Auxiliar, na qual serei ordenado presbítero para o serviço de Deus e da Igreja. E a todos, deixo minha bênção. Que o Deus da paz e de toda consolação os abençoe em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.  E que a Virgem da Assunção os acompanhe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário