Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Edith Stein: Judia, atéia e cética, cristã, carmelita

VIDA

Curso de Formação Carmelitana Módulos EM. Módulo VI - Testemunhas da Vivência Carmelitana.
Frei Emanuele Boaga, O. Carm.
Ir. Augusta de Castro Cotta, CDP. Roma 2003.


1. Nascimento, infância e Relações   Familiares

- Nascimento . 12 de outubro de 1891: Edith Stein Nasce los Breslavia, a capital da Silésia, politicamente pertencente entao, à Alemanha e atualmente à Polónia. A Família de e descendente e de Fé hebraica. O pai Sigfrido E comerciante de madeira; Um Mãe se Chama Augusta Courant. Edith E A Última de onze Filhos, dos cais Quais d'Orsay Três Mortos los tenra idade, os antes de Seu nascimento.

- Morte do pai e Relação co, uma Mãe . Julho 1893: morre o pai, repentinamente. Suá Mãe, Mulher corajosa e enérgica, toma o Governo da Família e dos Negócios da madeireira. Edith recebe da Mãe - Que a que sejam considerados A Filha Predileta, um observante Mais Educação religiosa hebraica.

- Algumas referencias autobiográficas:

Relação com a Mãe: «Conservava bem à Lembrança das Coisas que observava em Mim Nos tempos de infância, e tiva de sempre a IMPRESSÃO de that se prolongava o Afeto Que mamãe de sempre tivera POR MIM. Eu era SUA flíha Predileta, Sem sombra de Dúvida »(. Autobiografia , citamos uma Tradução Espanhola: Editorial de Espiritualidade, Madrid sd, p 107.).

- Descreve Cenas Domésticas, refletindo Sobre a Presença materna : «Hoje AINDA ELA Encontra Enorme alegria los contemplar Como vao crescendo OS PES de feijão, ervilha e tomate, that DEPOIS recolhe contente. Devido ás muitas Horas Que passava AO AR Livre permaneceu Ate a velhice. Vigorosa e Bem disposta. Ate Nos dias duros e Frios de invemo mantinha como Mãos Quentes e pódios esquentar como Minhas. Isto É, parágrafo   MIM, era hum Símbolo de that em Casa Tudo recebia Vida e Calor de mamãe. »( Autobiografia , 47 p.).

- Viva e geniosa, Assim se descreve: « Nos Primeiros Anos de Minha Vida era de Como hum azougue, viva, semper em Movimento de Gênio fulgurante, apressada, atrevida e intrometida Alem do Mais indomável e voluntariosa geniosa when alguma Coisa me contrariava   Minha Irmã Mais Velha, QUEM eu quería Muito, tinha USADO inutilmente Comigo TODO o Seu sabre Pedagógico. Seu ÚLTIMO Recurso FOI Trancar-me num Quarto Escuro. When via Próximo ESSE Perigo lançava-me AO Chão e encantadora Minha Irmã de: Não pódios, SEM Muito esforço, Levantar-me e LeVar mim. Em Minha Escura Prisão NEM POR ISSO entrava.em a Acordo com a Irmã mas gritava uma Planos pulmões e. Batia Punhos Com Os nd porta ATÉ Que mamãe Finalmente dizia Que Aquilo Localidade: Não ficava Bem, Que OS Vizinhos reclamariam, e me libertavam »( Autobiografia , p. 61-62).

Morte Repentina do Pai:  SOBRE ISTO Edith Afirma, considerando-se O Último Legado do Pai à família: «Papai Morreu los junho de 1893 ja contei Como eu estava Nos Braços de mamãe when papai se despediu de Nós parágrafo Fazer aquela Viagem da Qual Localidade: Não voltaria Mais com Vida. AINDA não ÚLTIMO Instante o chamei, when se Voltava parágrafo NÓS indo embora. Por ESSE Pormenor, eu era parágrafo mamãe Como that O Último Legado de papai ". ( Autobiografia , p. 61).

 2 Formação escolar elementar e Estudos Universitários

- Formação escolar elementar . Nos Anos 1897-1911 Edith Completa com, com ótimos Resultados, OS ESTUDOS primário e humanístico na «Victoriaschule» de Breslavia.

- Algumas referencias autobiográficas:

• S Obre si MESMA Afirma: « Toda a familia me definiu, from a tenra infância Mais, Atributos POR DOIS. Com Toda a Razão me censuravam POR Ser ambiciosa, mas also me chamavam de uma inteligente Edith. Ambas encontra em Coisas que me faziam sofrer. A Segunda, o Porque entendia Que desejavam Fazer alguma Observação SOBRE Minha Inteligência e, de Além Disso, parecía-me that Só tinham Olhos Para a Minha Inteligência.   Mas from OS Primeiros Dias de Minha Vida eu sabiá, Por Outro Lado, Que É Mais Importante Ser Que bom inteligente ». ( Autobiografia , p. 107).

Adeus ás Aulas : «Localidade: Não me custou Muito DiZer adeus como Aulas. Por hum Lado estava saturada de Aprender. E POR Outro Localidade: Não   Sentia especial carinho POR Nenhum de MEUS Professores OU professoras ». ( Autobiografia , p. 111).

- Estudos Universitários los Breslavia e Gottinga . Nos Anos seguintes, de 1911-1913, Completa OS ESTUDOS Universitários los Breslavia (Estudos de Língua e Literatura Germânicas, de História e de Psicologia). Demonstra UMA grande capacidade na aparendizagem de Línguas Línguas (LATIM, Grego, francés, Inglês, Espanhol). Passa DEPOIS, EM 1913, à Universidade de Filosofia los Gottinga, parágrafo Seguir OS Cursos de Edmund Husserl, Fundador da Corrente fenomenológica . Sofre UMA profunda Influência dEste filosofo e, EM CONSEQÜÊNCIA do Ambiente universitário, Torna-se atéia e cética.

- Enfermeira militar volontaria . EM 1915, POR alguns Meses, presta Serviço de Como Enfermeira militar nenhum hospital de Marish-Weisskirchen na Moravia, Doencas Infecciosas Pará.

- Doutora en Filosofia . Em 1916 Passa a Friburgo, seguindo o mestre Husserl e em-3 de agosto fazer MESMO Ano, SUA Defende tese de Doutorado em Filosofia, obtendo « summa cum laude ".

- Algumas referencias autobiográficas:

• Alegria Diante das boas Notas : «Uma Colega me Disse hum dia: Alegro-me POR VOCE FICA ver that Sempra Alegre (when Ganha nota boa). Pensava Que Voce JÁ Deveria Estar acostumada HÁ Muito ritmo! Mas Isto É de: Não acontecia Comigo Nao calculava O Que escrevia, ea nota era parágrafo MIM Como hum oráculo »( Autobiografia , p. 131).

O Estudo da Filosofia : "A Filosofia era a Maior Montanha Que eu devia do Escalar naquele invemo. Dedicava-LHE a Maior Parte do dia. Minhas Jornadas Compridas ERAM. Levantava-Me como SEIS e trabaIhava ATÉ meia-noite, Quase SEM interrupção. Comia Quase Semper Sozinha e entao pódios continuar 'Minhas Reflexões Durante como refeições. E AO deitar-me deixava um Meu Alcance, na Mesinha de Cabeceira, lapis e Papel parágrafo anotar rapidamente alguma idela Que me ocorresse Durante A Noite. Muitas-fold me afigia porqué não sono me ocorria Algo Que pensava suma importância. Mas acordando Completamente e tentando comprises-lo, nada sobrava de inteligível. ( Autobiografia , p. 225).

• Elaboração Pessoal: «Tive here Pela Primeira Vez, Uma Experiência Que me DEPOIS acompanharia los Todos Os Meus Trabalhos To Us Link. Livros de Os Nao me adiantam nada enquanto eu Localidade: Não esclarecer a Questão los UMA elaboração Pessoal. ESSA Luta Pela clareza ágora se travava Dentro de Mim com Grandes sofrimentos e Localidade: Não me deixava descansar NEM de Noite sem votos de dia. Naquela Época Perdi o sono, é Isso se prolongou POR muitos Anos, comeu Que Pude Novamente passar Noites Tranquilas ». ( Autobiografia , p. 226).

• Respeito Pela Crença : «Eu aprendera los Gottinga a mostrar Respeito Diante das perguntas da Fé e das PESSOAS crentes. Agora ATÉ ia com Minhas amigas algumas-fold uma Igreja protestante uma, mas AINDA Localidade: Não reencontrara o Caminho Para Deus. A Mistura de Política e religião, that caractarizava OS sermões, Nao me pódios LeVar AO Conhecimento da Fé pura e me repugnava   freqüentemente ». ( Autobiografia, p. 260).

• Diante da guerra : «A paz, A DOS Tranquila posse Bens, a estabilidade das Relações cotidianas constituíam parágrafo NÓS Como Que o alicerce inabalável da Vida. When, enfim, percebemos Que se aproximava inexoravelmente a Tempestade, Todos procuramos compreender claramente o Processo EO desenlace. Uma Coisa Certa era: tratava-se de UMA guerra Diferente das Anteriores. Uma Destruição TÃO horrorosa Localidade: Não poderia durar ritmo Muito. Em poucos Meses Tudo passaria ». ( Autobiografia , p. 240).

- Minha Vida de: Não me Pertence : " .. Agora Minha Vida Localidade: Não me Pertence, Disse parágrafo MIM MESMA TODAS como Minhas energias estao a fazer Serviço Acontecimento Grande (Guerra de 1914-1918) when Terminar a guerra, se AINDA estiver viva, poderei Pensar Novamente assuntos los MEUS Pessoais. ( Autobiografia , p. 244).

- Enfermeira militar Voluntária: « ? Por Que Deveria Ser UMA privilegiada Em mamãe encontrei UMA forte Resistência   de: Não Ihe Disse UMA Só Palavra de Que se tratava de hum Hospital de Doenças contagiosas. Ela Sabia Muito Bem que poderia dissuadir de: Não-me com o Argumento de that Corria Risco de Vida. Por ISSO usou Como Argumento, parágrafo -me Fazer edo, Que OS soldados vinham da Frente de Batalha cheios de piolhos e Que eu Localidade: Não me poderla defensor ISSO contra. Realmente era Coisa tal hum tormento e me enchia de pavor. Mas, se OS that estavam NAS trincheiras tinham that sofrer Isto É, o Porque eu Deveria Ser UMA privilegiada? »( Autobiografia , p. 264).

- Em 24 Horas Tudo Tera Passado : «como Vésperas fazer Exame (de doutoramento), A Noite, Érika me perguntou Como me Sentia. Eu respondi a Ela: Em 24 Horas Tudo Tera Passado! Ela fícou admirada com tamanho fatalismo. Naturalmente me acompanhou ate o campo de Batalha. ( Autobiografia , p. 327).

- Doutora los Filosofia: «Weissenfels (professora) me contou Que o Presidente da banca examinadora tinha apresentado dificuldades los Concedente-me uma nota s umma cum laude ., achando that fóruns Muito Fácil o Exame de "Cultura Geral» Mas OS examinadores mantiveram um Um nota (nota maxima) Husserl me garantiu, não domingo, rindo, Que Realmente uma nota Conjunta fazer Exame Escrito e orais NAS that CONSTA atas, E ESTA.: "Mit Auszeichnung Bastanden»   (Nota Máxima) ». ( Autobiografia , p. 261).

3 Primeiras Atividades EO Caminho da Conversão

- Influência da Filosofia fenomenológica . DEPOIS fazer doutorado, Edith Stein trabalha los Vitória de Breslavia e lhes Outubro de 1916 Passa de novo à Universidade de Friburgo Como Assistentes fazer Prof. Husserl, comeu o último de 1921 atraves dos Estudos de Filosofia, vai los Busca da Verdade.

- Conversão à Fé Cristã . Experiências Algumas, Que a colocam los Contato com a dor (entre como Quais, in 1917 uma Visita a Viúva de Adolf Reinach), e also a Leitura dos exercicios de Santo Inácio de Loyola (1918) e da autobiografia de Santa Teresa de Jesus (1921) ajudam-na los Seu Processo de Conversão à Fé Cristã. Recebe o Batismo ea Primeira Comunhão, EM 1º de janeiro de 1922, na Igreja Paroquial de Bergzabern. Em 2 de fevereiro de 1922, recebe o Sacramento do Crisma.

- Desejo de se Fazer Carmelita . A SUA Descoberta de Cristo Leva-a à redescoberta de SUAS Raízes hebraicas. Sente entao o vivo Desejo de tornar-se carmelita. Porem Seu Diretor Espiritual de: Não admitem-LHE uma Permissão Para tal, o Porque, sem trocadilho Seu, Edith Deveria testemunhar SUA Fé Cristã, No Mundo, Como leiga Comprometida.

- Algumas referencias autobiográficas:

• Juizo SOBRE o professor de Husserl: « Eu era UMA insignificância e Husserl, O Primeiro dos filosofos Atuais e, Segundo Minha Opinião, um dos Maiores, that sobreviverão à SUA Época e marcarão a História. (Escrevo ISTO AOS 27-04-1939.Faz Hoje hum Ano Que o querido mestre Passou   um parágrafo etemidade) »( Autobiografia , p. 325).

• Novos horizontes : Relata SOBRE O Processo de Transformação SUA: «Joe Cada Manhã me sentava, Cheia de Dúvidas,   Diante de Minha escrivaninha. Eu era Como Pequeno Ponto los hum Imenso espaco. Viria Algo Dessa Imensa Extensão Que eu CAPTAR pudesse? Sentava-me, Bem Apoiada no espaldar da Cadeira, e dirigia Meu espirito los dolorosa, Tensão parágrafo Aquilo Que parágrafo MIM era exatamente uma Questão Mais lancinante. Ao cabo de Instantes, parece Que a luz chegava. Logo pódios formular uma pergunta e ia Encontrando Caminhos parágrafo LHE dar Corpo. E enquanto UMA Coisa se ​​ia clareando, surgiam DIVERSAS perguntas de Todos os Lados. Husserl costumava Chamar Isto É de Novos   Horizontes ". ( Autobiografia , p. 300).

Primeiro Contato com o catolicismo: «Este FOI O Meu Primeiro Contato com hum Mundo ATÉ entao Totalmente Desconhecido parágrafo MIM. AINDA Localidade: Não me levou à Fe. Mas, me abriu parágrafo Toda UMA Esfera de f enômenos Diante dos cais Quais d'Orsay Nunca pódios Ficar cega. Localidade: Não era los VAO Que nsa tinham inculcado Que deveríamos ter TODAS como COISAS Diante dos Olhos, Sem preconceitos e despojarmo-SOE de Todos os antolhos. Como limitações dos preconceitos racionalistas los educada that fóruns, Sem o saber, começaram a CAIR, eo Mundo da Fé surgiu de Repente Diante de MIM. PESSOAS de Minha convivência diaria e that admirava, Viviam Nele. Tinham Que Ser, Pelo Menos Dignos de Séria consideração »( Autobiografia , p. 211).

• Algo Totalmente novo: «Entramos alguns Minutos na catedral (de Heidelberg) e enquanto estávamos ali los   respeitoso Silencio, Entrou UMA senhora com UMA cesta de Compras e se ajoelhou, parágrafo Fazer UMA breve Oração. ISTO FOI parágrafo MIM Algo Totalmente novo. Nas sinagogas e NAS Igrejas protestantes, a instâncias that, a Só se ia parágrafo OS Ofícios Religiosos. Mas aqui a lista chegava QUALQUÉR Pessoa, no Meio de SUAS ocupações diarias, e na Igreja Vazia travava Como Que hum Diálogo confidencial (com Deus). Nunca Pude esquecê-lo ». ( Autobiografia , p. 318).

Novas atitudes: «Minha atitude ante a Pessoas e Diante de MIM MESMA mudara Totalmente. Localidade: Não pensava Mais lhes ter Semper Razão e vencer o adversário a TODO o Custo. E MESMO when continuava Formando hum Juízo severo SOBRE como fragilidades dos Outros, Nao o usava parágrafo Tocar Seu Ponto Fraco, mas parágrafo Ser indulgente. Nem sofreu com Este senso Crítico uma   função de educadora that de sempre exerci. Aprendi Que UMA Pessoa poucas-fold melhora when SE LHE Diz A Verdade. ISTO PODE ajudar somente when OS To Us Link mesmos TEM um Séria exigência de Ser Melhores e se permitem o Direito à Crítica ». ( Autobiografia, p.185-186).

4. Presença Cristã Localidade: Não campo intelectual

- Professora los Colégio Dominicano . Nos Anos de 1923-1931 Edith Stein ENSINA LINGUA E literatura alemãs nenhuma Instituto S. Maria Madalena das Dominicanas los Spira. Continua, concomitamente, OS ESTUDOS filosóficos, aprofundando o Conhecimento de S. Tomás de Aquino. Traduz also como Cartas e Diários de OS Newman.

- Conferencista . Em 1929 DESENVOLVE UMA ATIVIDADE Intensa de Conferências.

- . Professora Universitária Em março de 1932 Aceita o encargo de docente no Instituto de Pedagogia Científica los Münster. Em fevereiro do Ano seguinte E constrangida a deixar o Instituto los Razão da Ascensão de Hitler AO Poder e da imposição de Novas leis de discriminação racial. Rejeita uma Oferta Para ensinar na América do Sul.

- Algumas referencias autobiográficas:

Elegante POR modéstia. Interessante E SUA Preocupação com a discreção não trajar. ASSIM se manifes SOBRE ISTO: «from that era professora esforçava-me POR me vestir com TODO o esmero. Estava n'uma Cátedra Diante de Moças educadas NAS Melhores familias, e sabiá Que tinham Olhos penetrantes Pará como COISAS externas. Localidade: Não quena Chamar a Atenção NEM POR desalinho NEM POR demasiada Elegância, mas sim o Ser Mais discreta Possível e NAO desviar a Atenção da classe parágrafo Minha Pessoa. »( Autobiografia , p. 324).

Nenhum comentário:

Postar um comentário