Total de visualizações de página

Seguidores

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A ORAÇÃO NO CAMINHO HISTÓRICO DA ORDEM: Elias e Maria

Frei Emanuel Boaga, O. Carm.

Nos autores Carmelitas dos séculos XIII e XIV o aprofundamento da dimensão contemplativa do Carmelo se faz a partir das figuras bíblicas de Elias e Maria. A referência Eliana vai se desenvolvendo até á formação de uma dupla consideração que torna Elias como Pai (filiação Eliana) e Elias como chefe (modelo de contemplação e apostolado). Resultou do desenvolvimento da consciência Eliana, nesta época, a ênfase colocada na figura do Profeta como modelo da vida contemplativa e de união com Deus. Refere-se, então, continua e preferivelmente, a Elias-eremita, a Elias-o-homem-em-contato-com-Deus-na-oração, a Elias-o-homem-que-fala-face-a-face-com-Deus.
Nos séculos seguintes os autores espirituais da Ordem continuam acentuando estes aspectos contemplativos, mas, acrescentando alusões e referências explícitas as atividades apostólicas de Elias que oferecem elementos de inspiração apostólica.
O relacionamento mariano leva as gerações carmelitas deste tempo a verem na Virgem Maria a forma ideal de encarnação de sua própria vivência contemplativa. Nasce a exemplaridade da virgindade de Maria, vista não só como imunidade do pecado e de toda a espécie de apegos humanos (condição para o encontro com Deus), mas, também como disposição radical na linha de ATITUDE EXISTENCIAL para a ESCUTA da PALAVRA de DEUS e UNIÃO com ELE, porque a Virgem puríssima, cheia de FÉ, ESPERANÇA e AMOR, e a melhor abertura a esta PALAVRA que se FEZ CARNE em suas entranhas.
O desenvolvimento da característica mariana conduz, através dos tempos, a uma vivência familiar com Maria como caminho para chegar a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário