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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Funcionalismo

Mauro Wolf

Teoria Hipodérmica
Período de 2 guerras mundiais - EUA
Surgimento de comunicação de massa
Teoria da propaganda e sobre a propaganda
Utilização por sistemas totalitários
cada elemento diretamente atingido pela mensagem
teoria da sociedade de massa/ teoria psicológica da ação

fim da exclusividade das elites - o homem-massa
enfraquecimento dos laços tradicionais
homem-massa X humanista culto
como toda a gente, idêntico ao outro
os membros iguais, indiferenciáveis - independente de sua origem
massa - pessoas separadas/apartadas - sem vínculo
preocupam-se apenas com seu bem estar

fragilidade de uma audiência - indefesa e passiva
a idéia de inocular/atingir
átomos isolados que reagem
Psicologia behaviorista - conteúdos psicológicos através de manifestações observáveis
Psicologia do comportamento - estímulo, resposta, reforço
Não há estímulo sem resposta/nem resposta sem estímulo

Modelo E - R
Se a pessoa é apanhada, pode ser manipulada
Mass media como um sistema nervoso simples que atinge olhos e ouvidos
Elaborado nos anos 30
Forma adequada de descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas:
Quem; diz o quê; através de que canal; com que efeito?
O estudo tende a concentrar-se em uma ou outra destas interrogações
Emisores; mensagem; veículo; efeito na audiencia
Teve relação estreita com a teoria da informação
Pressuposto de que a iniciativa é exclusiva do emissor

Superação das teorias anteriores
É possível ter uma eficácia persuasiva ótima
Depende de as mensagens serem estruturadas adequadamente
Os estímulos interagem de maneira diferentes com os traços específicos de personalidade dos elementos que constituem o público
Estuda que características da personalidade intervém
Causa – processos psicológicos intervenientes – efeito
Sempre em situação de campanha

a) interesse em obter a informação – interesse e motivação – quanto mais conhece, mais tem interesse
b) Exposição seletiva – preferências das diferentes camadas da população pelos meios, quem escuta o quê e porquê
c) Percepção seletiva – não há um estado de nudez psicológica, predisposições, processos seletivos – decodificação aberrante
 campo de aceitação (objetivas e aceitáveis) e campo de recusa (propagandísticas e inaceitáveis)
d) Memorização seletiva – as pessoas memorizam o que está no campo de aceitação – efeito Bartlett – com o tempo, a memorização dos elementos aceitáveis
e) efeito latente – com o passar do tempo, a eficácia aumenta

 a) credibilidade do comunicador
b) a orden da argumentação – argumentos iniciais ou posteriores são mais ou menos eficientes? Depende -  quando já conhecemos, o melhor é ao fim, se não conhecemos, argumentos devem aparecer primeiro
c) a integralidade das agumentações – para pessoas contrárias, apresentar argumentação completa; para quem é a favor, apresentar somente uma visão;
com grau de instrução maior, argumentação integral; com um grau de instrução menor, somente uma visão. Depende.
d) Explicitação das conclusões – se o público tende a apoiar, não explicita, se tende a questionar, explicita

Uma primeira abordagem sociológica
O problema continua sendo os efeitos, mas em outros termos
Manipulação, persuasão – influência
Associa processos de comunicação com as características do contexto social
composição diferenciada de público e seus modelos de consumo;
mediação social do consumo

1- Laazarsfeld
análise do conteúdo - o que extraem do produto comunicativo
análise sobre os ouvintes - que grupo social
estudo das satisfações - o que atrai no programa

Efeitos pré-seletivos -  veículos mais apropriados à determinado público
Efeitos posteriores - efeitos da exposição
A análise é de efeitos, mas leva em conta os processos sociais
A eficácia só é possível de ser analisada no contexto
Formas sociais que predominam num determinado período
Processos indiretos de influência  nos quais influenciam as dinâmicas sociais
A descoberta dos líderes de opinião

Líderes - setor social + ativo
Efeito ativação - latente em fato
Efeito de reforço - evita mudanças de atitude
Efeito de conversão - convencer - redefinição dos problemas
Esquema - meios/líderes/público
Indivíduos isolados - indivíduos nucleados

Personalidade do destinatário a partir de seus grupos de referência
Efeitos de reforço prevalecem em relação ao efeito de conversão
Caráter da influência pessoal
Líder conhece um número grande

A teoria funcionalista
Abordagem global dos meios de comunicação
Não os efeitos, mas as funções exercidas
Manipulação, persuasão, influência, funções
Não a dinâmica interna do processo comunicacional, mas a dinâmica do processo social e as funções da comunicação nela
Problema do equilíbrio e do conflito social

Imperativos funcionais:
Manutenção do modelo e controle das tensões
Adaptação ao ambiente - aceitação da divisão social tal qual
Perseguição dos objetivos
Integração - subordinada ao sistema
Sistema complexo, subsistemas funcionais, partes subordinadas à busca do equilíbrio e dos objetivos do sistema

Usos e gratificações
Cinco classes de necessidades a serem satisfeitas pela mídia:
Necessidades cognitivas; afetivas e estéticas; integração da personalidade; integração social; evasão
Expectativas do destinatário em relação ao processo social
Comunicação não é o único caminho, mas ás vezes substitui outras formas de satisfação

Os consumidores consideram mais importantes os assuntos veiculados na mídia
Os meios de comunicação agendam nossas conversas
A mídia diz sobre o que falar
Agenda setting – começo da década de 70
Dois níveis: a) a ordem do dia; b)hierarquia de importância e prioridade

Desde o livro Opinião Pública de Walter Lippman, publicado em 1922 foi sugerida a idéia de uma relação causal entre a agenda midiática e a agenda pública
Mídia como a principal ligação entre os acontecimentos no mundo e suas imagens em nossas mentes
Efeito diferenciado das mídias: impresso e TV
As notícias televisivas são demasiadamente breves, rápidas, heterogêneas e acumuladas
A informação escrita oferece aos leitores uma indicação de importância sólida, constante e visível

A mensagem será rejeitada se entrar em conflito com as normas do grupo
O consumo de mensagens é feito de forma seletiva
Os efeitos da mídia são, portanto, limitados
Os efeitos dependem de que mídia, da temática e do público (genérico ou especializado)
Segundo McCombs, o correto seria chamar agenda-setting à função dos jornais e enfatização à da televisão

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