Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cipriani chama o cardeal Gerhard Müller de “ingênuo” por promover o encontro entre Francisco e Gustavo Gutiérrez

O cardeal de Lima, Juan Luis Cipriani, qualificou, no último sábado, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o arcebispo Gerhard Müller, de “ingênuo” por propiciar uma aproximação entre o Vaticano e a Teologia da Libertação. A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 15-09-2013. A tradução é de André Langer.
Müller é “um bom alemão, um bom teólogo, mas um pouco ingênuo”, disse o arcebispo de Lima, primeiro cardeal da Opus Dei na América Latina e crítico da Teologia da Libertação.
O arcebispo alemão propiciou a reunião da quarta-feira entre o Papa Francisco e o sacerdote dominicano peruano Gustavo Gutiérrez, considerado o pai da Teologia da Libertação.
“Minha leitura (dessa reunião) é que (Müller) quis aproximar-se do seu amigo (Gutiérrez), por quem tem um carinho todo especial, a quem quer de alguma maneira ajudar a corrigir e inserir-se na Igreja Católica”, assinalou Cipriani durante o seu programa semanal “Diálogos de Fé”, na rádio RPP.
A reunião, revelada na quinta-feira pelo Vaticano, “está sendo utilizada” para descrever uma aproximação com uma corrente teológica que “foi prejudicial à Igreja”, afirmou Cipriani, cabeça visível da ala mais dura da Igreja Católica na região.
Segundo Cipriani, enquanto Joseph Ratzinger era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, isto é, o guardião da ortodoxia do Vaticano, exigiu, entre 1984 e 1986, que Gutiérrez “corrigisse dois de seus livros: Teologia da Libertação e A Força dos Pobres, que foram prejudiciais à Igreja”. “Se, afinal, se corrigiu, não sei”, disse o cardeal peruano.
No entanto, segundo Müller, embora Ratzinger tenha criticado a Teologia da Libertação em seus documentos doutrinais, também reconheceu intuições justas, principalmente a preferência pelos pobres.
O professor estadunidense Jeffrey Klaiber, historiador das religiões na Universidade Católica do Peru, disse à AFP, na sexta-feira, que a reunião “é um novo e grande passo para tirar das sombras a Teologia da Libertação”.
Klaiber destacou que “esta teologia foi revista e aprovada por Bento XVI, mas depois foi marginalizada (...) pela cúpula vaticana”, onde a Opus Dei exerceu um papel relevante.
A reunião do papa com Gutiérrez marca o ponto mais alto até hoje do que se considera ser a reabilitação da Teologia da Libertação, corrente nascida na América Latina nos anos 1970 e combatida pelo Vaticano.
O confronto entre o Vaticano e a Teologia da Libertação remonta ao Pontificado de João Paulo II, que, em 1979, declarou que “uma concepção de Cristo como político, revolucionário, como o subversivo de Nazaré não corresponde à catequese da Igreja”.
O Papa Francisco, defensor de uma Igreja dos pobres, sempre foi crítico em relação a estes teólogos pelas mesmas razões que seu antecessor.
Gutiérrez disse esta semana que as ações do “Papa Francisco me lembram muito o Papa João XXIII”, que convocou o Concílio Vaticano II que impulsionou mudanças e a modernização da Igreja na década de 1960.
Gutiérrez nunca foi censurado nem sancionado pelo Vaticano, ao contrário do que aconteceu com teólogos brasileiros, como Leonardo Boff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário