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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Breve histórico do ciberespaço.

O ciberespaço é uma nova dimensão  que emerge com a digitalização do simbólico e sua circulação através da rede mundial de computadores e de outros mecanismos tecnológicos que vão interagindo com as dimensões preexistentes e gerando novas lógicas e formas de relação cultural
sistema de comunicação global/universal que una computadores e pessoas numa relação simbiótica e cresça exponencialmente por comunicação interativa
 
Duplo impulso: simulação da atividade mental e desenvolvimento da comunicação
Impulsos paralelos que vão convergindo
computador – prótese técnica para facilitar o trabalho humano
Inicialmente gigante e ligado às corporações
Operações mais complexas, mais velocidade, menor  tamanho e custo
 
Em paralelo se desenvolviam instrumentos de comunicação
Do encontro destes dois impulsos nasce o ciberespaço
O computador rompe o isolamento e “fala” com os outros computadores através de protocolos
Máquina de pensar e máquina de comunicar
 
Outro elemento decisivo: a digitalização
Ela está na base de toda a capacidade de processamento de informação pela máquina
Todo o acervo simbólico constituído pode ser reduzido a zero e um
O digital é a linguagem
 
ARPANET – 1969
Pesquisa em computação interativa
Ambiente da guerra fria
Por isso muitos afirmam que a inspiração da rede mundial foi militar inicialmente
 
As novas tecnologias têm um profundo papel democratizador
Democratiza a possibilidade de publicizar
Democratiza a possibilidade de produzir
Democratiza a possibilidade de consumir
Profundo impacto no padrão de financiamento da Indústria cultural
 
Criador da web – Tim Bernes-Lee, no Laboratório Europeu para a Física das Partículas
Programa navegador/editor
Para o uso da sociedade em geral a internet  “nasce” em 1995
Distribuição diferenciada pelas regiões do globo e com grande hegemonia norte-americana
 
Produtos culturais tangíveis e intangíveis
O próprio consumo é mais ativo
As práticas culturais anteriores permanecem, mas se alteram
Arquitetura em disputa
 
A cultura da Internet
Os sistemas tecnológicos são socialmente produzidos.
A produção social é estruturada culturalmente
A Internet não é exceção
Cultura da Internet é a cultura dos criadores da Internet
Cultura aqui entendida como um conjunto de valores e crenças que formam o comportamento
 
A cultura é uma construção coletiva que transcende preferências individuais
Cultura da Internet em quatro camadas: cultura tecnomeritocrática; cultura hacker, cultura comunitária virtual e a cultura empresarial.
Estas camadas estão hierarquicamente dispostas
Uma questão importante – o código fonte aberto
 
Tecnoelites
A abertura do software é culturalmente determinada
Esta abertura é determinada pela cultura tecnomeritocrática
Trata-se da crença no bem inerente ao desenvolvimento cientifico e tecnológico como elemento decisivo no progresso da humanidade
Continuidade do iluminismo e da Modernidade
Mérito reconhecido pela comunidade científica
A missão: construir um sistema de comunicação global/universal que uma computadores e pessoas numa relação simbiótica e cresça exponencialmente por comunicação interativa
 
Hackers
O termo é controverso
Não são uns irresponsáveis viciados em computador que desejam quebrar os códigos
Estes são os Crakers
“peritos em programação e bruxos da interconexão”
Castells – valores e crenças que emergiram  das redes de programadores – programação criativa
 
A Internet foi criação da cultura tecnomeritocrática, mas depois se desenvolveu através da ação da cultura hacker
Software livre – Só uma rede de centenas, milhares de cérebros trabalhando cooperativamente, com divisão de trabalho espontânea, e coordenação maleável, mas eficiente, poderia lidar com a complexidade de computadores cada vez mais potentes interagindo pela internet
 
Comunidades virtuais
As fontes culturais da Internet não podem ser reduzidas aos valores dos inovadores tecnológicos
Os primeiros usuários criaram comunidades virtuais
Milhões de usuários levaram para a net suas inovações sociais com um conhecimento técnico limitado
Várias iniciativas renovaram ou fomentaram  a participação de cidadãos
 
A cultura comunitária moldou as formas sociais, processos e usos da Internet
Não há “uma” cultura comunitárias, mas uma extrema diversidade de comunidades virtuais
Os usuários adaptam as tecnologias para satisfazer seus interesses e desejos
Movimentos sociais de todos os tipos aproveitam a Internet para divulgarem seus objetivos e opiniões
 
Empresários
A dimensão comercial da Internet também chama a atenção
Internet como força propulsora da chamada nova economia
Ponto-chave: ganham dinheiro com idéias
Quando fracassavam podiam voltar para as garagens
Transforma a capacidade de imaginar novos processos e produtos em projetos comerciais adaptados ao mundo da Internet
 
Transformar poder mental em dinheiro tornou-se a pedra angular da cultura empresarial do Vale do Silício
A estratégia de buscar dinheiro e velocidade
Nesse processo a relação entre capital e inovação é internalizada
A cultura empresarial é acima de tudo a cultura do dinheiro
Quebra de hábitos associados ao mundo corporativo tradicional
 
Características da web
Interatividade
O leitor torna-se mais ativo e participante
Além de interagir ele pode produzir e distribuir informação
Ele sente-se participante do processo comunicativo
Troca entre produtor e leitores
Interatividade através do hipertexto
Passamos a ter uma comunicação que convida as pessoas ao ativismo e à troca
 
Hipertextualidade
Interconexão de textos através de links
A partir do texto noticioso ofertar links para outros textos, fotos, vídeos, áudios, animações, grafismos, etc.
Pode-se oferecer links internos e produzidos pelo no âmbito do mesmo site ou externos, de outros sites
A leitura deixou de ser linear, tendo oferta de profundidade e multimídia
 
Personificação
Também denominada de individualização ou costumização – consiste em oferecer ao usuário a opção de configurar e receber informações pré-selecionadas por vetores temáticos, sites, recortes diversos.
O usuário atua como editor e hierarquiza as informações de acordo com seus interesses
É possível definir o que e como ver na Internet
 
Multimidialidade/convergência
Todos os formatos convergiram para o ciberespaço
Todos têm como base a digitalização
Além de texto, a oferta de informação pode conter: slideshow com áudio, infográficos animados, galeria de imagens, vídeos, áudios, etc.
Todos os formatos do simbólico disponíveis
 
Memória
Na web a acumulação de informação é viável e natural
A memória torna-se coletiva e disponível
O leitor pode acessar todo o acúmulo disponível de forma a acompanhar o desenrolar de fatos e processos
A oferta cresce exponencialmente
Constituí um grande depositário de toda a produção simbólica
 
Atualização contínua
A web é uma mídia de fluxo contínuo
Ela é atualizada permanentemente
Não há delimitação de temporalidade
A informação pode comparecer parcialmente e conforme a apuração seguir sendo desenvolvida
As últimas notícias são os destaques dos sites
Fazer circular as notícias mais recentes e importantes
 
Imersão
Metáfora derivada da experiência de estar submerso na água
A sensação de estar envolvido numa realidade completamente estranha
A imersão do leitor é uma condução que o tira da realidade circundante e o remete para uma nova dimensão
O mundo ao redor deixa de existir...
 
Conteúdo dinâmico
Engloba todas as características descritas anteriormente e dá a devida noção de que a web é constante movimentação de conteúdos
A idéia de conteúdo estático é substituída pela visão processual e de dinâmica constante
Os fluxos se renovam a todo instante
 
A sociedade em rede: do conhecimento à política
A mudança estrutural por que passamos é um processo multidimensional, mas está associado  à emergência de um novo paradigma tecnológico
A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades
A tecnologia é condição necessária mas não suficiente para uma nova forma de organização social baseada em redes
 
Uma sociedade em rede resulta da intersecção entre o paradigma da nova tecnologia e a organização social num plano geral
Sociedade da informação ou do conhecimento – não há concordância
Eles sempre foram fundamentais em todas as sociedades conhecidas
Em termos históricos, as redes  eram do domínio da vida privada, enquanto o mundo da produção, do poder  e da guerra estava ocupado por organizações grandes  verticais
 
As redes de comunicação digital são a coluna vertebral da sociedade em rede
A sociedade em rede transcende fronteiras, é global
Aquilo que chamamos globalização é um outro modo de chamarmos sociedade em rede
Ela excluí uma grande parte da humanidade, embora toda a humanidade seja afetada pela sua lógica
Há fenômenos contraditórios
Buscar reconhecer os contornos do novo terreno histórico
Precisamos conhecer a dinâmica, os constrangimentos e as possibilidades desta nova estrutura social
 
Não é uma promessa, já configura o núcleo de nossa sociedade
É uma pena que muitos continuem a falar em termos de futuro, sendo que já opera centralmente
Para os intelectuais tradicionais: as novas tecnologias destroem empregos,a Internet isola, nós sofremos de excesso de informação, a infoexclusão aumenta a exclusão social, o Big Brother aumenta a sua vigilância graças a tecnologias digitais mais potentes, o desenvolvimento tecnológico é controlado pelos militares, o tempo das nossas vidas é persistentemente acelerado pela tecnologia, a biotecnologia leva à clonagem humana e aos maiores desastres ambientais, etc
 
Outros pensam o oposto, e entraremos no paraíso da realização e da criatividade plena do ser humano, induzidas pelas maravilhas da tecnologia, na versão em espelho da mesma mitologia, desta vez propagada por consultores e futurologistas, muitas vezes em representação de um dado papel para empresas de tecnologia
A sociedade em rede é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microeletrônica e em redes digitais de computadores que geram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes
As redes são estruturas abertas que evoluem acrescentando ou removendo nós de acordo com as mudanças necessárias dos programas que conseguem atingir os objetivos de performance para a rede
É uma nova e eficiente forma de organização da produção, distribuição e gestão, que está na base do aumento substancial da taxa de crescimento da produtividade
o aumento da produtividade é o indicador empírico mais direto da transformação de uma estrutura produtiva
Tês processos: todos eles condições necessárias para que o crescimento da produtividade aconteça:
geração e difusão de novas tecnologias microeletrônicas/digitais de comunicação e informação, com base em investigação científica e inovação tecnológica;
transformação do trabalho, com o crescimento de trabalho altamente qualificado, autônomo, capaz de inovar e de se adaptar a mudanças globais constantes e à economia local; difusão de uma nova forma de organização em torno de redes randes empresas que se descentralizam a si próprias enquanto redes de unidades semi-autônomas; pequenas e médias empresas que formam redes de negócios
uma vez que a acumulação de capital acontece realmente no mercado financeiro global, a empresa é simplesmente o nó de ligação entre as redes de produção construídas à volta de projetos de negócio e de redes de acumulação organizadas em torno das finanças globais
 A noção de uma carreira profissional estável, previsível entrou em erosão, na medida em que as relações entre capital e trabalho foram individualizadas e as relações contratuais do segundo escapam à negociação coletiva
 
Novo sistema de comunicação – tendências
A comunicação é em grande medida organizada em torno dos negócios de media aglomerados que são globais e locais simultaneamente, e que incluem a televisão, a rádio, a imprensa escrita, a produção audiovisual, a publicação editorial, a indústria discográfica e a distribuição, e as empresas comerciais on-line. A comunicação é simultaneamente global e local, genérica e especializada, dependente de mercados e de produtos
O sistema de comunicação está cada vez mais digitalizado e gradualmente mais interativo. As sociedades têm vindo a movimentar-se de um sistema de mass media para um sistema multimídia especializado e fragmentado, em que as audiências são cada vez mais segmentadas. Como o sistema é diversificado e flexível, é cada vez mais inclusivo de todas as mensagens enviadas na sociedade
 
Dá-se uma explosão de redes horizontais de comunicação, bastante independentes do negócio dos media e dos governos, o que permite a emergência daquilo a que chamei comunicação de massa auto-comandada. A explosão de blogues, vlogues (vídeo-blogues), podding, streaming e outras formas de interatividade. A comunicação entre computadores criou um novo sistema de redes de comunicação global e horizontal que, pela primeira vez na história, permite que as pessoas comuniquem umas com as outras sem utilizar os canais criados pelas instituições da sociedade para a comunicação socializante
comunicação socializante para lá do sistema de mass media que caracterizava a sociedade industrial. Mas não representa o mundo de liberdade entoada pelos profetas da ideologia libertária da Internet
 
Uma vez que a política é largamente dependente do espaço público da comunicação em sociedade, o processo político é transformado em função da condições da cultura da virtualidade real. As opiniões políticas e o comportamento político são formados no espaço da comunicação
A teoria da audiência interativa, apoiada por investigações em várias culturas, determinou que os receptores de mensagens processam essas mensagens nos seus próprios termos
 
Tudo e todos os que estão ausentes deste espaço não podem chegar às mentes do público, pelo que se tornam uma não entidade. A presença nos media é essencial para construir uma hegemonia política ou uma contra-hegemonia — e não somente durante as campanhas eleitorais.
Os media tradicionais, e particularmente a televisão, ainda dominam o espaço mediático, apesar das rápidas mudanças
A competição política é construída em torno dos líderes políticos. Poucas pessoas conhecem realmente os programas dos partidos políticos. E os programas são construídos a partir das sondagens da opinião pública
 
O assassínio de caráter (o denegrir da imagem de alguém) tornou-se uma possibilidade entre as armas políticas. Mensagens negativas são normalmente mais eficazes do que as mensagens positivas
Políticos mediáticos e políticos de imagem levam ao escândalo político, o tipo de política à frente do processo político praticamente em todo o mundo
Está comprometido num processo de governança global mas sem um governo global. As razões para a não existência de um governo global, que muito provavelmente não existirá num futuro previsível, estão enraizadas na inércia histórica das instituições
 
Os estados-nação estão a encontrar formas de fazer a gestão conjunta do processo global que afeta a maior parte dos assuntos relacionados com a prática governativa
A governança é realizada numa rede, de instituições políticas que partilham a soberania em vários graus, que se reconfigura a si própria numa geometria geopolítica variável. Denominei isto como conceito de Estado em rede

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