Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Olhar o passado com os pés no futuro: Frades da Província Pernambucana

(dados do Catalogo incompleto dos Religiosos do Carmelo Pernambucano (1580-1925), organizado por Frei André Prat. O original manuscrito está no arquivo da Provincia Carmelitana Pernabucana em Recife)

FREI HERCULANO DO CORAÇÃO DE JESUS BRITTO

            “Em 1848 entrou na Ordem. No Capitulo Provincial reunido em março de 1854 foi eleito Prior da Piedade. No cholera morbus que em 1856 assolou Pernambuco distingui-se pelo ardente zelo e caridade pra com os apestados. De uma intrepidez que caracterizava os verdadeiros ministros do Evangelho, conseguio interrar os cadaveres que jaziam abandonados. Falleceu no Hospital Portuguez a 6 de maio de 1887 victima de febre tipho, na idade de 56 annos” (p. 84).
“Nasceu em 1831, filho legítimo de Vicente José de Brito e Maria Ventura Cadaval. Entrou no Noviciado a 12 junho de 1847 eprofessou a 13 de junho de 1848. No Capítulo Provincial reunido em março de 1854 foi eleito Prior da Piedade. No cólera-morbus que assolou Pernambuco em 1856, distingui-se pelo ardente zelo e caridade para com os apestados. De uma intrepidês que caracteriza os verdadeiros ministros do Evangelho, consguiu inhumar os cadáveres que jaziam abandonados, transportndo-os nos seus ombros e sepultando-os no quintal do Convento. Secularizou-se em 1864. Faleceu ho Hospital Português a 6 de maio de 1887, vitimado pela febre tifo.” (Gonçalves, Frei Antônio - Notas biográficas, Arq. Prov. Pernambucana,)

FREI LUIS DA IMMACULADA CONCEIÇÃO

             “Conventual do Recife; no cumprimento do seu munus sacerdotal quando com honravel zelo e abnegação, exerceu durante a pestilenta luta do cholera-morbus, junto aos contagiados, relevantes e caridosos serviços; morreu victima da terrivel epidemia, na cidade da Victoria, aonde tinha ido prestar os socorros espirituais aos apestados” (p. 98)

 FREI MANOEL DE SANTA ANNA LUZ

            Em 1848 estudava teologia em Recife. Em 1850 era conventual de Goiana. Em 1860 foi eleito prior do convento de Recife. Deixou a Ordem em 1864. Faleceu em Palmares.

            “Na terrível epidemia que em 1856 irrompeu em Pernambuco, distingui-se pela grande abnegação e accendrada caridade na assistencia dos cholericos, na cidade de Victoria” (p. 101).

FREI MANOEL DE SANTA CLARA DOS ANJOS

             “Em 1848 estava ainda cursando seus estudos ecclesiasticos no Convento do Recife. Salientou-se pelo se zelo apostolico e pela grande caridade exercida, em 1856, ao pé do leito das victimas cholericas, na cidade de Victoria, onde prestou, durante a terrivel epidemia, relevantissimos serviços. Em recompensa de seus merecimentos foi-lhe concedido o titulo e regalias de Definidor Perpetuo. Falleceu a 1 de maio de 1862” (p. 100).

            “Falleceu no dia 1 de maio de 1862 (Obtuário, Convento do Recife, p. 27, Arquivo do Recife B- g) 1)”

FREI NORBERTO DA PURIFICAÇÃO PAIVA

            “Recebeu o diaconato em 1848. Foi lente de Historia no convento do Carmo do Recife. No Capitulo Provincial celebrado em Março de 1854 foi eleito Prior da Goyanna, cujo Convento governou mais de um trienio. No Capitulo reunido em  maio de 1860 sahiu eleito Prior Provincial. Terminado o trienio do seu Provincialado, egressou da Ordem em 1863. Um dos feitos honraveis do seu governo foi dar liberdade a todos os escravos que a Ordem tinha em Ubaca, um dos engenhos que o convento do Carmo possuia” (p. 101-102).

FREI FILIPE D´ANNUNCIAÇÃO MENDONÇA

            “Falleceu em 1856, victima do “colera morbus”, contrahido no caridoso exercicio do seu munus sacerdotal, na administração dos santos sacramentos aos apestados.
            No Capitulo Provincial em Abril de 1847 foi eleito Prior da Parahyba, cujo cenobio governou até 1850, sendo neste anno escolhida para prior da Guia” (Obtuário, Convento do Recife, p. 24-25, Arquivo do Recife B- g) 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário