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sexta-feira, 26 de julho de 2013

NOTA OFICIAL DO COMITE ORGANIZADOR LOCAL DA JMJ

Em virtude da mudança de local para a realização da Vigília e da Missa de Envio, de Guaratiba para Copacabana, o Comitê Organizador da JMJ Rio 2013, além de expressar sua alegria pela união e pela compreensão de todos que estão participando da Jornada, vem informar o seguinte:
1-A escolha de Guaratiba decorreu de inúmeras razões, entre as quais:
Ser próprio da Jornada realizar seus atos finais em local que permita peregrinação. Atender ao maior número de peregrinos que normalmente acorrem aos eventos finais da Jornada. Fazer com que os atos centrais da Jornada acontecessem em pontos diferentes da cidade, em especial numa região em que poucos eventos ocorrem. Não onerar demais os moradores de Copacabana e adjacências com muitos eventos na mesma região.
2-Para isso, o terreno em Guaratiba foi preparado com carinho e de acordo com as normas legais.
3-Em virtude da quantidade de chuva, fato que não ocorre regularmente neste período, aquele local se tornou não recomendável para o uso pelos peregrinos, considerando o pernoite, característico da Jornada. Pensando nos peregrinos, ouvindo diversos segmentos envolvidos na Jornada e em acordo com as autoridades governamentais, nos seus três níveis, federal, estadual e municipal, tomou-se a decisão de transferir o evento para Copacabana.
4-A mudança de local ocasionou uma situação peculiar, diante da qual nem tudo que havia sido planejado poderá acontecer. Trata-se de uma situação excepcional.
5-O Comitê Organizador da Jornada agradece aos moradores de Copacabana e adjacências por sua compreensão e acolhida ao longo da Jornada. Pede que as bênçãos de Deus venham sobre todos os que, neste bairro, residem e trabalham ou que por ele passam. Agradece também a compreensão de todas as pessoas que, vindo participar da Jornada, não poderão conhecer o que foi preparado em Guaratiba.
6-Conforme já divulgado, os dois atos centrais, Vigília e Missa de Envio, acontecerão nos mesmos horários previamente indicados, agora em Copacabana.
7-O local de entrega do kit vigília, tanto para peregrinos quanto voluntários, passa a ser o Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna. O horário será entre sete da manhã e nove da noite de sábado.
8-A rota de peregrinação passa a se iniciar na Central do Brasil, passando pelas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, percorrendo o Aterro do Flamengo, rumo a Copacabana. A peregrinação poderá ser iniciada às sete horas da manhã, em qualquer ponto deste trajeto.
9-A infraestrutura de atendimento aos peregrinos será reforçada com banheiros, gradis e, na rota de peregrinação, com postos médicos e distribuição de água.
10-A área destinada aos peregrinos será a mesma adotada para os demais eventos da JMJ já realizados em Copacabana.
11-De sábado para domingo, o peregrino poderá permanecer em Copacabana para a vigília ou retornar ao seu lugar de hospedagem para dormir. No domingo, se assim desejar, voltará a Copacabana.
12-Esse comité agradece a compreensão de todos os que estavam previamente convidados às áreas especiais de Guaratiba, mas por limitações físicas, ou seja, ausência de espaço suficiente, não haverá esse local reservado em Copacabana.
13-Os padres poderão concelebrar na Missa de Envio, no domingo. Para isso, devem se dirigir, entre cinco e oito horas da manhã, à tenda de paramentos, localizada na Avenida Atlântica em frente ao número 778. Naquele local, haverá um ponto de acolhida, onde, mediante o crachá, receberão os paramentos. Dirigir-se-ão, em seguida, para a área a eles reservada, ingressando no portão que fica na direção da esquina entre as avenidas Atlântica e Princesa Isabel.
14-O sistema de transportes da cidade funcionará ininterruptamente, conforme esquema especial de eventos.
Fonte: Centro de Imprensa da JMJ

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