Total de visualizações de página

Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2013

JMJ- Rio2013 já começou! Cristo conta com cada um de vocês.

A missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude foi um convite para que o jovem entregue sua vida a Cristo e seja o protagonista de um novo mundo.
A mensagem do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, aos milhares de jovens de todo o mundo reunidos sob a chuva e o vento na praia de Copacabana, foi um convite. Os jovens que o cercavam na tradicional missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude foram convidados a se comprometerem com um novo mundo, a contagiarem todos com alegria e a serem protagonistas, como sentinelas da manhã, de um novo amanhecer de esperança. "Vamos construir pontes em vez de muros", afirmou em sua homilia.
Desde as primeiras horas da manhã, os jovens chegavam à praia de Copacabana. Às 15h, tiveram início as apresentações de artistas nacionais e internacionais, que transformaram a tarde chuvosa em um momento de fraternidade. A chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, marcou o início do momento de oração, que culminou com a celebração eucarística, presidida por Dom Orani. Para o Arcebispo, é hora de despertar a confiança e a esperança para que elas sejam as molas propulsoras de um “amanhã de luz”. A mensagem aos jovens é da esperança que vem da fé em Cristo, o melhor presente para dar aos outros.
O arcebispo brasileiro traçou um verdadeiro programa missionário para os jovens.  "Somos chamados a viver profundamente a fé neste tempo plural e tantos questionamentos, nesta mudança de época, mas com o entusiasmo e a coerência daqueles que são guiados pelo Espírito Santo". Para ele, isso é para "mostrar o rosto do jovem cristão que procura unir o testemunho de uma vida autenticamente cristã com as consequências sociais do Evangelho" e, principalmente, para promover a "revolução do amor". Os jovens são chamados a viver a construção de um mundo de irmãos. "Nós queremos que todos e cada um se sintam acolhidos nos abraço de Cristo, que nos chama a todos para estarem com ele na construção do Reino de Deus. Vamos juntos?”.
Em resumo, para o Arcebispo, significa que "outro mundo é possível". Os jovens do Rio são “o presente esperançoso de uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução”. Eles são a nova geração que vive a fé e que é chamada para transmiti-la às gerações subsequentes.
Ao final da missa, Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para Leigos, órgão responsável pela organização da JMJ, convidou os jovens a deixarem-se abraçar pelo Cristo Redentor, que abençoa a cidade, e é "o verdadeiro protagonista do evento”. O Cardeal fez um pedido aos jovens: "confie a ele todos os vossos projetos para o futuro, as vossas alegrias mais profundas e as decisões mais difíceis que precisarem tomar, vossos medos e inquietações que habitam vossos jovens corações”. Para Rylko, a confiança em Cristo não deve fazer com que nos fechemos em nós mesmos, com nossas próprias certezas e comodidades, mas “Cristo nos chama a sair de nós mesmos e derrubar os muros do nosso egoísmo, para ir com coragem às “periferias” geográficas e existenciais do mundo, levando Cristo e seu Evangelho”.
A cerimônia de abertura da Jornada Mundial da Juventude também marcou o lançamento do selo comemorativo da visita do Papa Francisco ao Brasil, pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. Um álbum com o selo foi dado ao Secretário de Estado  do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, como presente.
Após a celebração eucarística, o dia terminou com apresentações musicais de Migueli, Rex Band, Eros Biondini, Francisco Avello e Celina Borges. A Banda Missionário Shalom, os cantores Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Migueli, Rex Band e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completaram a atração musical da cerimônia, realizada em um palco projeto pelo arquiteto Abel Gomes. Uma grande cruz dominava o cenário, inspirado nas montanhas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário