Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 24 de julho de 2013

JMJ: Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus, uma expressão do legado social da Jornada Mundial da Juventude

60% dos dependentes químicos atendidos em centros de recuperação religiosos abandonam o vício enquanto o número é de 12% entre outras instituições.

Depois da visita ao Santuário de Aparecida, Papa Francisco visita, na tarde desta quarta-feira, 24, o Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus, para inaugurar um pavilhão dedicado ao atendimento de dependentes de drogas, que entra em funcionamento no final do mês, com 40 leitos. O número deve dobrar até o fim do ano. Um ganho importante para a cidade do Rio de Janeiro, onde vivem mais de 600 mil dependentes químicos e apenas 20 leitos disponíveis para atendimento . O Brasil tem dois milhões de dependentes químicos, sendo 50% na região Sudeste (600 mil no Rio de Janeiro).

A passagem do Papa Francisco pelo Brasil é marcada pela atenção aos mais carentes, visto que ele também irá encontrar jovens detentos ao longo da semana. A inauguração do novo pavilhão do hospital é um dos legados sociais que a Jornada Mundial da Juventude. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está criando um rede de atendimento aos dependentes, reforçando a promoção de resultados efetivos para o tratamento e a inserção do social.

O trabalho no hospital estará preocupado não apenas com a atenção médica, mas buscará um tratamento completo, integrando os aspectos transcendente e religioso. Segundo o diretor executivo do hospital, Italo Marsili, apenas 12% dos pacientes atendidos em hospitais têm sucesso no tratamento. Enquanto isso, o sucesso dos que recebem atendimento em instituições médicas religiosas chega a 60%. Os programas de assistência social reconhecem que as primeiras instituções de assistência social no Brasil foram da Igreja.

O objetivo é que o hospital se torne um centro de capacitação de profissionais sobre diferentes drogas e o seus efeitos, especialmente naqueles que se encontram em situação de risco social. Os gestores do hospital, que pertence à Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, contam com a colaboração tanto de autoridades quanto da sociedade civil para que a instituição possa garantir o serviço gratuito aos pacientes.

 

Dados do Hospital:

42.278m² de área construída

8 prédios

648 leitos para internação

9 leitos de emergência

323 leitos de enfermaria

61 leitos de terapia intensiva

11 centros cirúrgicos

32 consultórios

22 especialidades médicas

350 médicos

463 enfermeiros

Emergência 24 horas

Atuação da Igreja Católica na área da saúde no mundo

A Igreja Católica tem uma atuação de asssitência social e de saúde forte em todo o mundo. Ao todo são5.305 hospitais (1.694 nos Estados Unidos e 1.150 na África); 18.179 associações de distribuição de remédios gratuitos (5.762 na América, 5.312 na África e 3.884 na Ásia; 547 leprosários, principalmente na Ásia (285) e África (198); 17.223 asilos e centros de atendimento a pessoas com deficiência (8.021 na Europa e 5.650 na  América); 9.882 orfanatos (um terço deles na Ásia, 3.606; 11.379 creches; 15.327 centros de aconselhamento matrimonial; 34.331 centros de educação e outras 9.391 instituições assistenciais (a maior parte na América, 3.564, e na Europa, 3.159).

 

Programação:

A previsão é que o Papa chegue ao hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus (VOT), no Rio de Janeiro, às 18h30. Ele será recebido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Luiz Côrtes da Silveira, o diretor da Associação e Fraternidade São Franciosco de Assis da Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, e o diretor executivo do hospital, Italo Marsili.

Assim que chegar, o Papa se dirige à capela para uma oração de 10 minutos. O Santo Padre também deixará um presente: uma coleção de objetos litúrgicos artesanais feitos em Deruta (Itália): cálices e galheteiros. Na sequência, acompanhado pelo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o diretor Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, o coordenador deste projeto, Cônego Manuel de Oliveira Managão, Papa Francisco faz um pronunciamento, inaugurando oficialmente o pavilhão.

O púlpito e a cadeira utilizados por Papa Francisco foram construídos por pacientes do próprio hospital. Além de 20 pacientes, participam da cerimônia 300 atendidos em programas de recuperação da Associação São Francisco. Durante o ato, o Papa fará a benção da placa comemorativa do novo pavilhão do Polo Integrado de Saúde Mental para a recuperação de jovens dependentes, financiado pela Conferência Episcopal Italiana, com dois milhões de reais.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus pertence à Ordem Terceira Franciscana e atende população carente, segundo a orientação franciscana. Fundada em 1985, a Associação coordena centros de recuperação a atendimento médico e faz parte de uma rede de instituições dedicadas a este fim.

Fonte: Imprensa da JMJ. Rio, 24 de julho-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário