Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 13 de maio de 2013

OLHAR CARMELITANO: A Reforma Turonense.


Dom Vital, 0.Carm.

No início do século XVII surge na França um movimento espiritual generalizado conhecido como a Invasion mystique. Na mesma época inicia-se no convento dos carmelitas de Rennes um intenso movimento de reforma em torno da pessoa de um irmão, leigo cego, João de São Sansão. O coordenador e animador do movimento é o frei Filipe Thibault. Este recebeu grande estimulo dos carmelitas descalços, recém chegados na França. Esta Observância mais estrita estendeu-se depois as províncias da Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia e atingindo mesmo o Brasil.
Como a Reforma Teresiana, a Reforma da França, de “Touraine” como é chamada, insistia na volta ao ideal da oração, da solidão, do silencio. O lema era “Vacare Deo”: “viver numa vida, atual e continua presença de Deus em toda pureza de espírito e de corpo”.
Na reforma Touriane manifestou-se bem depressa duas tendências, como aconteceu também na Reforma Teresiana: uma acentua a solidão, outra quer integrar a vida ativa no ideal contemplativo. O movimento apostólico, liderado pelo próprio Thibault, prevaleceu. A atividade apostólica é considerada uma prolongação da contemplação e ao mesmo tempo o seu fruto. Para garantir a continuidade do ideal contemplativo, os autores da Reforma insistem muito no exercício da presença de Deus e da oração aspirativa.
A reforma de Touraine deu início a uma verdadeira escola de espiritualidade. O mestre principal é, sem dúvida, o irmão leigo, João de São Sansão, chamado por Bremond, o São João da Cruz da antiga observância. Sua influencia foi profunda em escritores franceses e flamengos.
A reforma de Touraine teve o seu declínio já nas ultimas décadas, do século XVII. Várias causas são apontadas, mas a principal é sem dúvida a mudança de mentalidade que atinge a França inteira. O tempo da grande florescência havia deixado para a posteridade estatutos precisos e detalhados que eram sentidos como um sistema que não combinava mais com a vida da época. Não se pensou numa re-adaptação ou numa renovação. Havia mais uma preocupação de ver-se livre dum peso. A revolução francesa dispersou os últimos frades e religiosos carmelitas da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário